quinta-feira, 25 de junho de 2015

ESCRITOS AVULSOS - SOMOS TODOS HERÓIS

Hoje levantei fazendo uma reflexão muito interessante; lembrei da pergunta que me fizeram na copa do mundo (assim mesmo em minúsculas, para salientar a importância de tal evento para mim) de qual era a melhor imagem que eu podia usar pra retratar o Brasil; eu respondi de bate-pronto(?!!!) “A Seleção”, vi o sorriso de ufanismo barato que ele me lançou, mas o desarmei dizendo: “um desgoverno, onde apenas um recebe a responsabilidade dos outros dez, e, quando este sai por um motivo qualquer, o resto se desnorteia”.
Eu tinha respondido isso antes do malfadado 7 a 1.
Agora, em nova aventura na copa américa, o salvador da pátria se destempera e novamente abandona o resto do grupo, para desespero dos que ficam, ou seja, sempre, em nossa história, estamos com uma pessoa que, ao atrair tudo para si, cria uma relação danosa de dependência com as esperanças do povo, que podem ser destruídas ao menor gesto errado deste indivíduo, o tão sempre “salvador da pátria”, especialmente se ele abandona o barco, ou simplesmente, não faz o menor esforço para impedi-lo de afundar.
Ainda assim, os jogadores de futebol são os heróis do momento, os ícones da brasilidade; isso serve aos que, buscando qualquer ópio que distraia o povo, aposta nesses levantadores de ibope para mascarar o que realmente ser levado em conta – a devolução do dinheiro roubado aos cofres públicos e a punição dos responsáveis.

O que então fica para nós? Apenas levantar bandeirinhas e fingir que nada acontece porque nos tornamos milhões de técnicos? Nós somos os heróis! Nós, que trabalhamos em corrida contra o relógio, contra a corrosão de salários, o sucateamento e a defasagem da educação e da saúde, a corrupção já quase se tornando institucionalizada; precisamos apenas de, como uma vez ouvi de um senhor num evento, “ter unanimidade por apenas um dia”, e mudar nosso país pra melhor; não deixar a responsabilidade nas mãos de um, que pode simplesmente pouco se lixar para o resto e apenas se beneficiar, mas tomar a responsabilidade do país enquanto cidadãos, sendo de todos a vontade de transformar e mudar para melhor; tomemos então o país das mãos desse desgoverno, e o façamos um país de verdade. Assim agem cidadãos de verdade; esses sim, os verdadeiros heróis

ESCRITOS AVULSOS - INTRODUÇÃO

Caros Amigos

Hoje começo, entre os capítulos da série que escrevo, minha produção de textos avulsos, onde crônica, microcontos e versos irão igualmente fazer parte deste universo blogueiro; de elementos do cotidiano a viagens bem pra lá dos limites, é um cantinho mais livre, de palavras soltas e poesia idem, mas igualmente com um toque de paixão, para que vejam quão longe a palavra pode viajar...
Espero que os todos se sintam à vontade e apreciem. Sejam Bem-Vindos!!!