sexta-feira, 23 de outubro de 2015

CONTOS DA GUERRA ESQUECIDA - O VELUDO VERMELHO - PARTE XVI


O voo chegara em Heathrow com uma hora de atraso.




Desembarcaram com a preocupação de que Derek e Sonja, os amigos de Eliza que moravam em Londres, se desencontrassem deles; viram depois de sair do avião a densa neblina que rodeava o lugar; aquela paisagem já era comum para ela, que tantas vezes visitara a cidade, mas era uma completa novidade para ele, que apenas tinha noção por meio de livros, filmes e material publicitário; agora, era uma realidade que se apresentava; ela segurava firme a mão dele, caminhando em passo apressado, tentando ficar em um lugar que agilizasse a recuperação da bagagem; a azáfama de pessoas e a babel de idiomas que circulavam ali pareceu tonteá-lo.



Derek e Sonja esperavam em um dos cafés próximos e, assim que viram Eliza e Walter se aproximarem, acenaram; Eliza sorriu ao reconhecê-los e Walter sorriu igualmente, respondendo ao aceno. Derek era alto, de cabelos louros finos e olhos azuis, enquanto Sonja tinha cabelos negros e olhos castanhos; abraçaram Eliza efusivamente, pois fazia tempo que não se encontravam, a correspondência esporádica de alguns e-mails trocados ocasionalmente; mas o laço de amizade que os unia era grande; Sonja estudara com Eliza e Derek era um grande amigo que ela apresentou, dando um empurrãozinho para que o relacionamento decolasse.

Agora, ela estava surpresa por ver a amiga com um relacionamento sério; sempre vira Eliza como uma pessoa focada no trabalho, sem muito tempo ou disposição para nada além de estudos e projetos; mesmo o sorriso dava novos are, como se tivesse nascido uma outra pessoa. Walter simpatizara com eles e quebrou-se o gelo quando falaram em português fluente; embora dominasse bem a língua inglesa, ainda estava se acostumando com a atmosfera para ficar à vontade.

Depois de tomarem café, Derek os levou até o estacionamento, onde o carro já esperava; depois de muito tempo de trânsito intenso, chegaram ao apartamento dele no bairro de Bayswater, onde sugeriu que tomassem um banho, trocassem de roupa e descansassem um pouco, antes de começar a andar pela cidade.


- Mas não é o seu apartamento? Imagino que iremos incomodar.
- Nem um pouco. Será de vocês o tempo que ficarem aqui. Eu e Sonja iremos para a Itália em três dias, para passar algum tempo na Toscana; considerem minha casa a casa de vocês a partir de agora.
- Mas temos reservas; como faremos?
- Isso eu posso resolver. Não se preocupe, aproveite seu tempo aqui, vai gostar muito. Ficarei com Sonja no apartamento dela em Chelsea até o dia da viagem.

Walter foi até a cozinha, onde Eliza e a amiga conversavam e falou sobre a oferta de Derek; ela pediu que o amigo reconsiderasse, mas ele recusou terminantemente.
- Não se preocupe, minha amiga; era o mínimo que eu poderia fazer; deixe as reservas comigo; apenas você e o Walter relaxem e curtam a viagem; deixei um mapa sobre como vocês podem localizar a Charlton House; não vai ser difícil, pois ela é uma das propriedades já no começo da rodovia. Ao que parece, apenas uma pessoa toma conta do local e acho que não terão problemas.

Os amigos trocaram abraços e puseram-se a planejar para onde poderiam ir na noite londrina...