terça-feira, 24 de julho de 2007

A Arte em Todos Nós

Hoje amanheci a refletir sobre algo dentro de mim que se agita desde a infância. O ato de conceber a arte, criá-la, é fruto da "inspiração", que nos baixa, ou simplesmente é a vontade de nosso coração, que nos faz retratar as coisas como gostaríamos ou como as vemos dentro de nossas almas? Me aferro à segunda hipótese, pois nossa alma e nosso coração, livres, nos levam a paroxismos de criação que, em muitas vezes, chegam a nos roubar as forças, a nos extenuar, como que sugassem nossa energia vital e a transformassem em arte pura...
Nada é mais intenso do que transformar a vida em arte. A arte de viver, de sentir, de buscar o coração, não com a lógica cartesiana da exata posição das coisas, mas na flexibilidade de um espírito imortal e indomável...Fujo da visão aristotélica da alma como "prisioneira" do corpo, o "campo de batalha entre a razão e a vontade". Quando derramamos nossas palavras no papel,ou pintamos, ou compomos, fazemo-lo pelo mais sagrado de todos os mistérios, pois o homem, assim criado à imagem e semlhança de Deus, o homenageia com a arte. Como aquele homem que chega a tocar em Deus, no teto da magnífica Capela Sistina. Aquele momento é momento sagrado de União, em que Ele, supremo do Universo, nos concede o maior tesouro que existe: a vida, e todos os seus parâmetros e alcances...A arte, longe de ser uma "inspiração" sazonal, é constância na alma humana, apenas esperando pra ser desperta, como diria Michelângelo a Bramante, quando trazia o bloco de mármore de Carrara que se tornaria Moisés: "Ele já está aí, dormindo; eu apenas o despertarei"...Pensei na vida, não como ciência precisa e exata, mas como arte, intensa e fluida, flexível e alada...

"Hoje Sinto
Amanhã escrevo
À tarde esculpo
À noite, intenso,
Me compraz perceber-te em arte..."

2 comentários:

  1. SIM AMIGO, CONSEGUIR TRANSFORMAR A VIDA EM ARTE, É COISA DE DEUS,NA SUA INFINITA SABEDORIA.QUEM GOSTA DE ESCREVER, PINTAR, CRIAR,COMPOR,DERRAMA ALMA, CORPO E CORAÇÃO EM TRANSFORMAR ESSE DOM MARAVILHOSO EM ARTE.

    SE ESCREVO É PORQUE SINTO
    SE SINTO É PORQUE SOU PÉLE
    SE PÉLE SOU ,SOU VIDA,SOU ARTE
    DE MIM,O QUE ESCREVO
    SOU UM TODO,EM PARTES.

    ResponderExcluir
  2. Querido Thomas
    Eu bem gostaria que a vida pudesse ser cartesiana,milimétricamente precisa e prevísivel.Seria fácil viver assim, sem sustos, sem sobressaltos, burlando os sofrimentos pelos quais passamos.
    No entanto ela seria bem chata também, provavelmente sem amor, sem filhos, sem grandes momentos de alegria, sem a beleza que tem todas as coisas pelas quais passamos enquanto vivemos.
    A arte é isso, é a vida mais bonita, mais elaborada, sentida na profundidade dos sentimentos.
    A vida é a obra de arte de Deus. Que por ser generoso, nos fez capazes de criar. Criatividade é o dedo de Deus agindo em nós.
    Beijos
    Glaucia

    ResponderExcluir

A honra e o privilégio são meus...Muitíssimo Obrigado!!!